quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Proposta Pedagógica para 2011

A escola, espaço vivo, onde multíplos territórios se sobrepõem devido a sua dinâmica, é o lugar por excelência para se explorar novas possibilidades, já que o processo ensino-aprendizagem pode ser construído ou descontruído continuamente. Nos novos horizontes de construção desse processo as mídias digitais aparecem interagindo direta e indiretamente, podem contribui, quando os agentes (professores e estudantes) caminham pelos mesmos objetivos e podem descontruir quando os interesses forem divergentes. O blog (como uma dessas mídias ) é um grande aliado neste processo pois, a construção coletiva contribui para a formação constante de autorias, o uso de pesquisas e a constante reflexão de diversos temas. Assim, esse espaço estará destinado as contribuições sobre diferentes temáticas relacionados a disciplina de geografia com as turmas  de Ensino Médio do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito com as quais irei trabalhar.Uma das atividades que pretendo incluir no planejamento deste ano, será a integração entre as mídias celular, a tv (pendrive) e o computador.
PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA 2011

Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito
Proposta Pedagógica para o 1º ano do Ensino Médio 2011
Justificativa
A integração entre o conhecimento produzido e do saber popular tem no ambiente escolar a condição de construir novos olhares e ações. As produções que surgirão a partir desse encontro certamente contribuirão para a construção das relações sociais que todos nós travamos no nosso dia-a-dia. É importante que os estudantes possam perceber que o espaço geográfico é dinâmico e vivo, que o mesmo não é constituído de fatos distantes do seu cotidiano e que suas ações também implicam em mudanças nessa dinâmica espacial.
Uma produção fruto de diferentes fontes de pesquisas conduz o estudante a se perceber como agente transformador(e também responsável) do espaço geográfico.

Objetivos
Instrumentalizar o aluno para fazer a leitura do mundo, com vista à aplicação do seu espaço social a fim de desenvolver as suas potencialidades como elemento de auto-realização, para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania;

Metodologia
Durante o ano letivo envolvendo diversos temas ligados a geografia, todos sincronizados com a proposta curricular para a primeira série do ensino médio realizaremos: aulas expositivas, pesquisas na internet, em revistas, produção de texto coletivo em classe, confecção de cartazes, socialização das pesquisas, “capturar vídeos na net” relacionados ao tema proposto, produzir em power point apresentação relacionado ao tema proposto, buscar na cidade elementos que representem a presença de elementos relacionados ao tema proposto (com o uso do celular)- fazendo fotos e vídeo. Produzir um telejornal com a síntese dos materiais que coletou em fotos e vídeo editando e correlacionando ao tema proposto, postar no blog:emarquesmídias, o material produzido em celular(in loco), comentar as postagens dos colegas, postar o material correlacionado(links, vídeos), responder aos questionamentos lançados pela professora no blog: emarquesmidias(individualmente e em alguns momentos coletivamente).Socializar as produções no pátio da escola em uma mostra de vídeo.

Recursos
Mídias: impressa, digitais; cartazes (e todo material necessário a sua produção),lousa, projetor multimídia.

Avaliação
Processual, contínua a partir das interações desenvolvidas na classe e no blog.
Acrescenta-se ao processo avaliativo a análise da produção textual, e avaliações objetivas realizadas em classe em período pré-determinado pela escolar.





Um comentário:

  1. Olá Ednalda, bom saber que posso encontrar voce por aqui,estamos aprendendo juntos, vez ou outra venho ao seu blog dar uma coladinha afim de melhorar o meu. Qualquer novidade sinta-se à vontade para a partilha. Boa sorte.

    ResponderExcluir